No dia 10 de maio, nós, os alunos da Escola Básica de Joane do 3.º ano, fomos fazer uma visita ao Sr. Presidente da Junta de Joane.

Percorremos com muito entusiasmo, a pé e com muita atenção, as ruas desde a escola até ao Joannem Auditorium, onde fomos muito bem recebidos pelo Dr. António Oliveira.

No auditório, o Sr. Presidente fez uma apresentação da Vila de Joane através de fotos antigas e atuais, mapas e documentos escritos. 

Ficamos a conhecer a evolução de Joane nos últimos cinquenta anos. O Sr. Presidente foi sempre muito simpático, atencioso e respondeu sempre às nossas questões. Até que nos propôs fazermos uma eleição para Assembleia de Freguesia!

Elaboramos duas listas. Fizemos a eleição para a Assembleia de Freguesia através do voto secreto que foi colocado na urna. Seguidamente, contaram-se os votos que cada lista obteve, e com os elementos eleitos formaram-se a Junta de freguesia (cinco elementos) e a Assembleia de Freguesia (13 elementos). Os presidentes eleitos tiveram a oportunidade de fazer um pequeno discurso de agradecimento aos eleitores.

Para finalizar, fomos conhecer as instalações da atual Junta de freguesia de Joane. Vimos as salas dos serviços administrativos, dos serviços de psicologia, o gabinete do presidente …

Esta visita foi fantástica porque nos foi muito bem explicado a eleição e o funcionamento de uma pequena divisão administrativa, como é uma junta de freguesia.

 

 

 

 

 

A   Assembleia Geral da ONU proclamou o dia 15 de maio como o Dia Internacional da Família. Pela primeira vez, a EB de Estalagem assinalou esta data dedicando-lhe uma semana: a Semana da Família.

Os alunos de cada turma, em dias diferentes, receberam os seus pais e avós, onde estes últimos estreitaram laços com o ambiente escolar e reviveram o tempo de serem também alunos, partilhando e ensinando alguns dos jogos da altura, como: o jogo da macaca, das caricas, salto à corda, ao elástico, o jogo do pião, entre outros.

Foi um momento muito agradável para todos os envolvidos.

 

 

 

No dia 19 de maio realizou-se a Eco-caminhada da família na EB de Boca do Monte.

Esta atividade conciliou o Projeto Eco-Escolas com a comemoração da semana da família e concretizou-se numa manhã cheia de diversão e entusiasmo por parte de crianças e adultos.

Esta manhã de domingo começou com uma aula de Zumba para aquecer! Logo de seguida, partimos para o monte, com luvas nas mãos e sacos do lixo, prontos para recuperar a beleza original da nossa vegetação.

Ficamos desolados com o cenário que encontramos, mas animados com o que deixamos para trás. Esperamos que o verde dure por muito tempo.

Tivemos a colaboração da Associação de Pais de Mogege em toda a organização da atividade, nomeadamente, no transporte do lixo para a escola a partir de vários pontos ao longo do caminho.

 

 

 

 

No dia 15 do mês corrente, durante a tarde, soalheira por sinal, a EB de Agra Maior, em comunhão com a sua Comunidade Educativa, assinalou o Dia Internacional da Família.

Pais, avós, alunos, funcionários e professores, participaram num conjunto diverso de atividades em dois ambientes distintos: o primeiro, na sala de aula, familiares e alunos puderam desfrutar de uma sessão de massagens para crianças, orientada pela Enfermeira Natália Machado; o segundo, já no exterior do edifício, miúdos e graúdos, jogaram entre si, alguns jogos tradicionais e escreveram uma mensagem, num laço de papel, sobre o que significa a Família para cada núcleo familiar participante e, posteriormente, serem afixados numa “Árvore da Família” no hall de entrada desta escola.

Esta, foi com certeza, uma tarde que ficará na retina de todos os participantes pela forma agradável e entusiasta com que todos os intervenientes assinalaram o Dia Internacional da Família. Os laços familiares também se fortalecem na escola.

Bem hajam a todos!

 

 

 

 

 

A turma da sala um do Jardim de Infância de Agra Maior parece que fez uma visita de estudo à neve, mas, isso não aconteceu. Foi no parque da Devesa em Vila Nova de Famalicão que as crianças encontraram um verdadeiro espetáculo que denominaram de neve, mas que se tratava apenas da floração de algumas árvores do Parque.

Neste dia as crianças foram fazer a atividade “A caminhar vamos adivinhar”. Uma atividade muito apreciada pelas crianças que propunha o desafio de completar pequenas adivinhas penduradas nas árvores seguindo um código de cores. As adivinhas relacionavam-se com animais, árvores ou elementos naturais do parque. O desafio composto por dezassete adivinhas, obrigou as crianças a percorrer um longo itinerário, pois passaram pelo anfiteatro, moinho, ponte e zonas muito arborizadas.

Com esta atividade aproveitamos para fazer um pequeno concurso, pois cada criança registou a sua resposta e, só no final, relembrando as adivinhas é que soubemos o vencedor. Uma estratégia cuja intencionalidade foi prender a atenção dos mais desatentos e brincalhões.

 

 

 

 

 

Em jeito de chave de ouro, no passado dia 17 de maio, 20 alunos da Oficina de Leituras Encenadas - OLE Secundária, grupo de teatro escolar do Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado, e protagonistas da “Oficina Ler Jovem 14-20” ( do projeto Movimento 14-20 a Ler, do Plano Nacional de Leitura) apresentaram, com inequívoco sucesso, a hilariante peça de teatro latina "A Comédia da Marmita", de Plauto, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide, no âmbito do encerramento da Mostra de Teatro Escolar de Vila Nova de Famalicão - MOTE 2019 e das comemorações do Dia Internacional dos Museus. O espetáculo teatral, de caráter multimodal, divertiu sobremaneira os atores no processo de construção e interpretação da peça de teatro, bem como o público que encheu o auditório daquele espaço cultural, que é entidade parceira do projeto, apoiado pelo PNL.

 

O texto foi adaptado e encenado pela coordenadora da OLE, a professora Helena Guimarães, também responsável pelos adereços. A área da maquilhagem e dos penteados ficou a cargo da professora Carina Alves e Susana Achando, tendo sido apoiada por alunas do grupo. A cenografia contou com o apoio do professor Rui Maciel. O desenho de luz e a sonoplastia foram assumidos por alunos dos Cursos Profissionais do Agrupamento, bem como por um ex-aluno da OLE. A cobertura multimédia do evento foi efetuada pelos professores Rui Dário, Carla Gomes, Susana Achando e Sandro Alves, sendo este último o autor da original ficha técnica ali projetada. O assistente operacional Manuel Oliveira apoiou a preparação do espetáculo, como é habitual.

É de sobressair o agradecimento ao apoio do Senhor Diretor e dos elementos da Direção, sobretudo àqueles que ali puderam estar presentes, dos Serviços Educativos do Município de V. N. de Famalicão, dos Serviços Educativos e Técnicos do Centro de Estudos Camilianos e das famílias dos alunos proativamente implicados e responsavelmente comprometidos neste projeto PNL e no teatro/OLE.

 

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS