O dia 20 de maio foi assinalado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Mundial das Abelhas. A data foi proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas para lembrar a importância da polinização para o desenvolvimento sustentável.
As abelhas juntamente com outros insetos polinizadores, contribuem para a segurança alimentar, uma vez que fomentam a vida vegetal e atuam como sentinelas de ameaças que emergem nos ecossistemas.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão convidou a Escola Básica de Agra Maior a “construir abelhas” que, neste momento, estão expostas nos jardins camarários e, convidou-nos também a participar numa atividade dedicada às abelhas.
Na impossibilidade de levar as crianças do Jardim de Infância à cidade, decidimos comemorar este dia de uma forma especial no JI. Assim, as crianças vestiram-se de abelhas e de uma forma lúdica aprenderam que as abelhas vivem em comunidade e com regras muito rigorosas, aprenderam também como fazem a polinização e o mel.
Ao longo do dia fizemos de jogos de lateralidade e de conjuntos, jogos de memória visual e jogos de faz de conta. Foi um dia divertido e as abelhas ganharam o respeito das crianças!
“Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade terá apenas mais quatro anos de existência.” A. Einstein
Em comemoração do Dia Internacional da família, a Escola Básica de Joane abriu portas às famílias de 13 a 18 de maio. Pais, avós e tios juntaram-se aos alunos tornando os intervalos e algumas aulas diferentes do habitual.
Realizaram-se jogos tradicionais, sessões de karaoke e sessões de leitura. Todos participaram de uma forma muito ativa, proporcionando momentos de entusiasmo e boa disposição. Os alunos estavam radiantes. Alguns técnicos das AEC colaboraram com os professores titulares de turma contribuindo para um ambiente ainda mais animado.
As turmas do segundo ano aproveitaram para trabalhar no projeto eco-escolas, apresentando e selecionando o cartaz representativo do eco-código da EBJ. Foi um dia muito marcante para os alunos e familiares.
A semana encerrou com uma atividade do Jardim de Infância onde os alunos fizeram pequenas apresentações, mostraram o resultado final da horta biológica a todos os familiares e partilharam um lanche convívio. Contaram com a atuação do rancho de Joane para alegrar a atividade.
Foi uma semana cheia de emoções para alunos, familiares e professores. No final, todos, demostraram o seu agrado dizendo que momentos como este mereciam ser repetidos.
![]() |
![]() |
|
|
![]() |
![]() |
Os alunos do 4º ano, da EB1 de Estalagem, ao longo do ano letivo de 2018/2019, participaram no Concurso “EDUCAÇÃO RODOVIÁRIA COM ÊNFASE NA SEGURANÇA DOS PEÕES”.
Todas as atividades realizadas tiveram como objetivo principal alertar os alunos para a problemática de frequentarem uma escola junto de uma estrada nacional e de todos os perigos que isso acarreta.
Nesse sentido foram realizadas várias atividades em sala de aula, nomeadamente jogos interativos no site da PRP (Prevenção Rodoviária Portuguesa), campanhas de informação e divulgação de recomendações/chamadas de atenção para comportamentos corretos a ter como peões, elaboração de cartazes alusivos a essas temáticas e uma entrevista a um motorista, pai de uma aluna do 4º ano de escolaridade.
Realizou-se no dia 20 de maio a palestra Psicologia Aplicada (em Portugal), dirigida aos alunos do 12º ano de Psicologia B (12º B/E e F).
A palestra foi apresentada pela Dr.ª Vera Campos, psicóloga clínica, que de uma forma muito dinâmica envolveu os alunos promovendo o seu interesse e participação.
A sua partilha de conhecimentos e experiências foi muito enriquecedora e ilustrativa da amplitude da aplicação da Psicologia em Portugal e da, cada vez maior, importância e intervenção da Psicologia na vida das pessoas. Procurou-se também desfazer mitos que se perpetuam, fruto do preconceito e de ideias erradas no âmbito da psicologia e da saúde mental.
No passado dia 17 de maio de 2019, os alunos do 5º I do AEPBS deslocaram-se ao Auditório da Polícia Judiciária em Lisboa, para receber o prémio, na categoria de 2.º ciclo, de melhor vídeo no Concurso Nacional “Imagens Contra a Corrupção”.
Participaram neste concurso mais de 100 escolas e foram entregues e avaliados cerca de 230 trabalhos. O AEPBS conseguiu vencer na categoria de 2.º ciclo com o vídeo “Quem quer saber, pergunta!”, e os alunos do 9º K ainda obtiveram uma menção honrosa com o vídeo “Corruptos Anónimos”.
A cerimónia de entrega de prémios às turmas distinguidas no concurso, contou com as presenças do Presidente do Tribunal de Contas, da Sra. Ministra da Justiça, da Sra. Secretária de Estado Adjunta e da Educação, do Presidente do Conselho de Prevenção da Corrupção e do Diretor da Polícia Judiciária bem como as entidades e parceiros que se associariam ao Conselho de Prevenção da Corrupção para a realização do concurso. Estiveram presentes na cerimónia mais de 10 escolas, de norte a sul do país, estando no auditório um total de 230 alunos e seus professores.
Entregou o prémio ao 5i, a Sra. Secretária de Estado Adjunta e da Educação e Sr. Presidente do Tribunal de Contas, que consiste num voucher de entrada para a turma e dois professores ao Pavilhão do Conhecimento – Ciência Viva. Os alunos terão atividades de caráter lúdico e científico durante todo o dia no Pavilhão do Conhecimento em Santa Maria da Feira.
No final da cerimónia os alunos do 5º I ainda puderam conversar com a Sra. Ministra da Justiça, Dra. Francisca Van Dunem, que gentilmente respondeu às questões dos alunos sobre o que é ser jurista, Ministra da Justiça e a importância da luta contra a corrupção.
Foi um dia em grande para o AEPBS, mas sobretudo para os alunos do 5ºI que tiveram um dia cheio de aventura. Viram premiado o seu trabalho, falaram com a Sra. Ministra da Justiça e ainda passaram a mensagem de que na luta contra a corrupção todos os cidadãos com valores são necessários.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |