No passado dia 14 de maio, os alunos da turma C do quinto ano, da Escola Básica Bernardino Machado, participaram no último workshop “Vamos medir árvores”, no âmbito do “Projeto 25 000 árvores até 2015”, promovido pelo Gabinete de Sensibilização ambiental da Municipal de V. N. de Famalicão.

No início desta atividade, os alunos explicaram a influência dos fatores abióticos na germinação das sementes e no crescimento das plantas, de acordo com a atividade realizada no segundo Workshop.

A professora Ana Brito referiu que é possível saber a idade das árvores sem as cortar, utilizando para o efeito um instrumento denominado verruma.  Explicou também, que o diâmetro das árvores é medido através do compasso florestal.

De seguida, os alunos ficaram a conhecer os instrumentos clinómetro e altímetro. Estes instrumentos são utilizados para a medição de árvores.

Finalmente, os alunos tiveram a oportunidade de medir a altura das árvores existentes na escola, utilizando para o efeito, clinómetros e altímetros, previamente construídos e explorados em sala de aula.

Os alunos participaram com muito empenho, interesse e entusiasmo.

Agradecemos à professora Ana Brito e à Dra. Ana Silva do Gabinete de Sensibilização ambiental da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão.

 

 

 

 

 

A Escola Básica Bernardino Machado assume-se como uma escola “amiga do ambiente”, desenvolvendo inúmeras atividades e projetos de natureza ecológica. Assim, no dia 20 de maio, os alunos pertencentes à turma do 5.º B foram visitar as Hortas Urbanas de V. N. de Famalicão.

A professora Verónica Sousa, informou-nos que as Hortas Urbanas são constituídas por 192 talhões com cerca de 25 metros quadrados, três hortas sociais e 6 minis hortas elevadas, para permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida. Todos os utilizadores receberam formação em agricultura biológica.

As Hortas do Parque têm como principais objetivos a melhora do bem-estar dos cidadãos através do contacto com a natureza, a contribuição para a economia familiar, a sensibilização no respeito pelo ambiente e a disseminação de boas práticas agrícolas.

Durante esta atividade, os alunos tiveram, também, a oportunidade de saber que as plantas aromáticas devem ser tocadas pelas mãos, o que é a compostagem, como se deve fazer a compostagem e que cuidados devemos ter com as hortícolas.

No final desta atividade, os alunos plantaram limonetes e alecrim, por estaca, utilizando para o efeito a reutilização de copos de plástico. Agora, só resta aguardar que a natureza faça o seu trabalho, com a nossa ajuda!

O entusiasmo e a felicidade que manifestaram foi contagiante!

 

 

 

 

 

Simão Rego de Andrade, aluno da turma 4EBP2 de Pousada de Saramagos, foi distinguido com uma Menção Honrosa no concurso “Uma Aventura… Literária 2019”, na modalidade de texto original, com a história “A viagem da rena Rute”.

A par de um diploma de participação, o aluno recebeu um livro da coleção “Uma Aventura”, manifestando-se surpreso, mas muito feliz, com tal distinção e respetivo prémio.

Esta menção significa o reconhecimento da capacidade, do empenhamento e da criatividade dedicada ao trabalho realizado, servindo para continuar a incentivar os alunos para a leitura e a escrita, apostando na criatividade.

 

 

 

 

 

No âmbito do projeto My Machine, o Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado participou na Exposição com o projeto “Sr. Mãos Limpas”.

Uma ideia da turma 3ºEBJ11, cujo design ficou a cargo da Universidade Lusíada – Norte, Vila Nova de Famalicão.

A construção/ execução do projeto foi operacionalizada pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Manutenção Industrial – Mecatrónica.

 

 

 

 

 

Meia centena de alunos do AEPBS estiveram presentes no Bolama de Joane e participaram na primeira campanha de 2019 do Banco Alimentar Contra a Fome, levada a cabo durante os dias 25 e 26 de maio de 2019. Estima-se que a recolha de alimentos no Bolama de Joane totalize uma tonelada e meia.

O “rosto” desta campanha foram os alunos do AEPBS que durante o fim de semana contribuíram ativa e voluntariamente nesta angariação. Jovens dedicados que abraçaram a causa com entusiasmo e, assim, conseguiram cativar e convencer as pessoas que se dirigiram ao Bolama.

De salientar que o Sr. Presidente da República, num fim de semana onde o voto e a democracia andaram de mãos dadas, ainda teve tempo para ser voluntário em 2 armazéns dos 21 Bancos Alimentares. Uma presença com o intuito de apelar à generosidade dos portugueses e uma forma de relembrar que a luta contra a pobreza também é um dever cívico.

A este propósito, destaca-se a presença da Professora Mónica do AEPBS, como voluntária no Armazém do Banco Alimentar Contra a Fome em Braga (Gondizalves), que ainda teve tempo e o gosto de trabalhar ao lado do Sr. Presidente da República.

Da campanha realizada no distrito de Braga, foram mais de 100 toneladas de géneros alimentícios que foram angariados e que ajudarão mais de 300 instituições locais. A nível nacional, a campanha recolheu mais de mil toneladas de alimentos.

O grupo disciplinar de EMRC, agradece a todos os alunos que foram voluntários e a todos os que fizeram a sua dádiva no Bolama de Joane. Em nome do Banco Alimentar Contra a Fome de Braga, o nosso muito obrigado por tomarem parte nesta causa nobre!

.

 

 

 

 

 

 

No passado dia 22 de maio, o Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado participou com mérito na fase final do concurso La Chanson en Scène (VII edição), da Associação Portuguesa de Professores de Francês (APPF).

O grupo de alunos da OLE (Oficina de Leituras Encenadas), que integra a “troupe Les Diaboliques”, enquanto representante da região Norte, foi bastante aplaudido e elogiado pelo público escolar ali presente, proveniente das outras regiões.

A atividade decorreu no auditório Camões, em Lisboa, tendo sido acompanhada pela professora coordenadora e encenadora, Helena Guimarães, e pela professora de Multimédia, Susana Achando, que caracterizou os alunos participantes.

Um agradecimento especial à Direção, que apoiou o evento, e à APPF, pela iniciativa e pela afabilidade no acolhimento.

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS