No dia 24 de maio, a turma do 3.º ano da Escola de Pousada de Saramagos foi recebida pelo sr. Presidente de Junta, Sr. José Pereira, que nos levou a conhecer a Junta de Freguesia de Pousada de Saramagos assim como a própria freguesia, através de imagens, histórias e factos passados.

O senhor Presidente falou-nos do território da freguesia; da evolução da sua população; dos seus monumentos, alguns muito importantes como “Pedra Formosa”; do número de habitantes/eleitores e dos símbolos da freguesia.

Tivemos oportunidade de conhecer o interior da Junta de Freguesia, saber o nome dos seus anteriores presidentes, quer de junta quer de assembleia de freguesia. Estivemos no gabinete do sr. Presidente, no espaço onde trabalham o Tesoureiro e o Secretário e visitamos o auditório. Neste espaço o sr. Presidente mostrou-nos livros muito antigos que falam da freguesia de Pousada de Saramagos, assim como nos ofereceu uma pequena lembrança.

Foi com muito gosto e entusiasmo que visitamos a nossa Junta de freguesia.

 

 

 

Foi com muito entusiasmo que os alunos da escola de Pousada de Saramagos festejaram o Dia Mundial da Criança, na passada tarde de sexta-feira.

Os alunos construíram um painel coletivo, onde expressaram a sua visão de ser criança; jogaram diversos jogos de tabuleiro e, ainda, fizeram o transplante de árvores autóctones, tendo em conta o futuro do planeta em que irão crescer.

A Associação de Pais colaborou com a iniciativa, disponibilizando um insuflável e oferecendo um gelado a cada criança.

Foi uma tarde especial, onde se partilhou a alegria de ser criança, num espaço que desafia as crianças a aprender, mas também a conviver e a desenvolver a sua criatividade.

 

 

 

 

 

 

No passado dia 31 de maio, os alunos envolvidos no projeto Leituras D’Oriente e D’Ocidente (turma de quarto ano de escolaridade 4EBJ2) apresentaram o trabalho final intitulado “Aproximar encenando Ocidente e Oriente numa só alma” a 250 pessoas, no auditório do Museu do Oriente, em Lisboa, tendo surpreendido todos - alunos, professores, técnicos e pais - ali presentes.

Nesta terceira ida à capital, os alunos puderam mostrar o produto artístico de índole multimodal desenvolvido ao longo do tempo em que vigorou o projeto e assistir à apresentação dos oito projetos também selecionados.

Foi um dia cheio de emoções, de interculturalidade e de aprendizagem fora da escola, graças a este projeto (Leituras d'Oriente e d'Ocidente) que resulta de uma parceria entre o Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027) e a Fundação Oriente/Museu Oriente.

Acompanharam os alunos nesta ida a Lisboa a professora coordenadora do projeto (Helena Guimarães), o professor responsável da Multimédia no projeto (Sandro Alves) e a professora titular da turma de 4.º ano de escolaridade (Emília Manuela Pinheiro), sendo que a atividade foi apoiada pela Direção do Agrupamento.

Um agradecimento especial ao apoio prestado pelos Serviços Educativos do Museu do Oriente e ao PNL pela louvável iniciativa e organização da mesma.

 

 

 

 

 

A turma 4EBM2 participou no concurso “Olimpíadas da Cidadania e Património”, promovido pela Plataforma “Mais Cidadania”.

Os alunos desta turma tiveram um empenho excecional que lhes valeu o 1.º lugar a nível de município neste concurso dirigido para turmas de 3.º e 4.º anos. Assim, representaram o concelho de V. N. de Famalicão na fase final, intermunicipal, que decorreu na E. S. Camilo Castelo Branco, no dia 29/05.

Neste dia jogaram um divertido jogo e passaram uma manhã cheia de animação. Apesar de não terem ganho o 1.º lugar, voltaram mais ricos em experiência e conhecimento.

 

 

 

 

 

No âmbito do Projeto Eco-Escolas, a EB de Boca do Monte participou na atividade “Painel dos alimentos”.

Todas as turmas da escola se empenharam para concretizar um bonito painel com alimentos provenientes do mar para expor na cantina da escola e lembrar a todos os benefícios que estes alimentos proporcionam à nossa saúde.

Mas não podíamos esquecer que, muitas vezes, a pesca coloca em risco a continuidade de algumas espécies, por isso também investigamos acerca dos malefícios do seu consumo para as espécies.

 

 

 

 

 

A Coordenadora do projeto Eco-Escolas, Cláudia Oliveira, lançou o desafio aos alunos da turma G do quinto ano que frequentam o Clube Multiprojetos, sob orientação da professora, Ana Cristina Ferreira. Estes alunos aceitaram o desafio com muito entusiasmo! O tema “Mar”, é um tema que lhes remete para memórias muito agradáveis. A maquete representa um ecossistema marinho, utilizando para o efeito a reciclagem de materiais.

Na primeira fase, os alunos realizaram uma investigação sobre o que era uma maquete, como se executava a maquete, que materiais poderiam utilizar na execução da mesma e sobre as espécies (flora e fauna) existentes na nossa costa.

Através da investigação, descobriram que é possível encontrar uma grande quantidade de seres vivos: polvos, alforrecas, ostras, estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, lapas, tartarugas, peixes, algas, lodo, entre outros. Tiveram a preocupação de incluir na maquete uma grande variedade de espécies.

Relativamente aos materiais usados, o objetivo dos alunos foi utilizar uma grande variedade de materiais, nomeadamente: jornais, caixas de ovos, garrafas de plástico, cordas, paus de árvores, palitos, papel, sacos de plástico, lã, areia, botões, cartão, tecidos…

O envolvimento ativo de todos os alunos, na execução deste projeto foi considerado muito satisfatório. Desta forma, os discentes compreenderam a importância de preservar o meio ambiente, nomeadamente o mar, conhecerem as espécies existentes na nossa costa, saber que podemos realizar a reciclagem na execução de trabalhos, desenvolver competências na área da investigação, desenvolver o espírito crítico na procura de soluções para os problemas que ameaçam os ecossistemas, aumentar a literacia para a sustentabilidade e a biodiversidade, nomeadamente a marinha.

Um agradecimento muito especial aos alunos envolvidos (5.º G) e à docente Ana Cristina Ferreira.

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS