O último dia de aulas foi um dia muito especial para os alunos da turma do 10. º F do Curso Científico Humanístico - Línguas e Humanidades e alunos da Prova de Aptidão Profissional: “Envelhecimento Ativo”, do Curso Profissional de Técnico/a Auxiliar de Saúde (CPTAS).
No âmbito da área de Cidadania e Desenvolvimento e do Projeto "Escolas Solidárias - Fundação EDP", os alunos realizaram esta atividade integradora deste ano letivo com a presença de quarenta idosos do Centro Social de Castelões e da Casa de Giestais, que visitaram a Escola Secundária Padre Benjamim Salgado e passaram uma tarde de convívio, dança e partilha de experiências.
Todos os participantes estavam felizes e os alunos procuraram dar o seu melhor, numa atividade que foi organizada com muito carinho e dedicação. Antes da despedida, os alunos ofereceram uma lembrança, com uma fotografia da turma, tendo por objetivo que os convidados se recordassem desta tarde, bem passada. De salientar que, o AEPBS tem vindo a desenvolver atividades que promovem a participação da população próxima da escola, não só em atividades com a comunidade educativa em geral, mas também, tem sido muito promovido o convívio intergeracional, procurando sensibilizar os alunos para o respeito que os nossos idosos merecem, bem como para tudo aquilo que ainda nos podem oferecer.
Agradecemos ainda, a todos os pais e encarregados de educação que de uma forma ou de outra, colaboraram nesta atividade, bem como, aos professores, diretores de turma e elementos da direção do AEPBS nela envolvidos, assim como, aos representantes das instituições que sempre que são solicitados colaboram positivamente com a Escola.

 

O AEPBS, Centro de Avaliação de Exames Oficiais de Língua Francesa (DELF Escolar) desde 2008, regista mais uma vez 100% de sucesso na realização dos exames de nível A1, A2, B1 e B2 que certificam as competências de acordo com os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.

Parabéns aos alunos de 7º, 8º, 9º, 10º e 12 anos que realizaram, respetivamente, o DELF A1, A2, B1 e B2. As professoras de Francês congratulam-se com os excelentes resultados obtidos pelos alunos do AEPBS.

 

 

No passado dia 12 de junho, as turmas do 4.º Ano do Agrupamento realizaram uma visita de estudo ao Museu “World of Discoveries” e à Exposição “O Corpo Humano”, no Porto. Mais uma vez esta visita estava enquadrada nos conteúdos de estudo do meio, abordando os descobrimentos portugueses e o nosso corpo.

No museu os alunos viajaram no tempo, recuando à época das grandes viagens marítimas, onde puderam ver réplicas das embarcações e conhecer melhor a vida dos marinheiros... terminando a visita numa pequena embarcação que foi percorrendo todos os continentes descobertos pelos portugueses.

Na exposição sobre o corpo humano, os alunos fizeram uma viagem pelos diversos sistemas, observando órgãos, estruturas ósseas e corpos humanos completos, para além de poderem consultar imagens e textos informativos, compreendendo também a importância de ter hábitos de vida saudáveis.

A visita foi enriquecedora para todos, tendo os alunos revelado entusiasmo e muito interesse ao longo do dia.

 

 

 

 

 

No âmbito das Festas Antoninas de 2019 e mantendo a tradição, uma vez mais o Agrupamento de escolas de Padre Benjamim Salgado participou na elaboração da Cascata de Sto. António. Desta forma, os alunos de 5º ano da Escola Básica Bernardino Machado construíram uma cascata dedicada a Sto. António, dando assim resposta à solicitação da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, no âmbito das Festas Antoninas. Concomitantemente, com este projeto, deram cumprimento ao previsto na planificação da disciplina de educação tecnológica de 5º ano.

Os alunos recorreram a técnicas aprendidas na disciplina, reutilizando materiais, que associados à sua imaginação resultaram na belíssima cascata que criaram, cuja construção, conceção e elaboração foi orientada pelos professores da disciplina, revelando grande empenho e trabalho.

O 6º ano construiu cartazes representativos de monumentos do património do concelho que contribuíram para o enriquecimento do espaço dedicado a expor a cascata. Os referidos cartazes foram elaborados no âmbito da disciplina de educação visual, dando cumprimento ao previsto na planificação, no que concerne ao conhecimento do seu património cultural.

O grupo de alunos que integra o Clube Multiprojetos colaborou na realização da cascata criando algumas das personagens que integram a mesma.

Os professores que lecionam as disciplinas de educação visual e educação tecnológica, do 5º e 6º anos, congratulam-se com o resultado e é com orgulho que vêem a cascata exposta.

 

 

 

 

 

No dia 5 de junho, a turma do 2° ano do Curso Profissional de Técnico/a Auxiliar de Saúde do AEPBS, celebraram o Dia Mundial do Ambiente, na aldeia de Fafião, freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real.

A atividade constituída por uma caminhada pelos rios e bosques autóctones da Serra do Gerês, traduziu-se numa grande lição sobre a fauna e a flora inerentes à região do Parque Nacional, bem como, das tradições e práticas relacionadas com a agricultura e pastorícia, cultura e tradições da aldeia, através das sábias palavras de Júlio Marquez, representante do Ecomuseu local.

O dever de cuidar, enquanto ainda podemos, deste legado, está em todos nós, por isso o ambiente agradece este tipo de iniciativas, na medida em que, aprendemos sempre, um pouco mais, como preservar melhor o Ambiente, no seu habitat natural.

Foi com muito interesse e entusiasmo que todos participaram nesta comunhão com a Natureza.

 

 

 

 

 

No passado dia 5 de junho, as turmas do 4.º ano do AEPBS deslocaram-se ao Auditório Padre António Vieira, Caldas da Saúde, a fim de assistirem a um concerto didático, promovido pelo Centro de Cultura Musical (CCM).

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os diversos instrumentos musicais, divididos por famílias (cordas, sopros madeiras e metais e os de percussão). Os instrumentos foram apresentados por alunos do CCM, com uma idade aproximada dos alunos do AEPBS, mostrando que com empenho e gosto é possível chegar a um elevado nível de domínio da arte da música.

Esta atividade teve dois momentos de elevada qualidade: o primeiro foi uma surpreendente interpretação ao piano, realizada por um aluno muito pequeno e o segundo, uma apresentação da orquestra “Artavinhos”, que reuniu todos os alunos que antes haviam apresentado os instrumentos musicais.

Os alunos do AEPBS aplaudiram com entusiasmo ao longo da tarde, podendo conhecer o que de melhor se faz no Centro de Cultura Musical (CCM) e sabendo que também eles têm a oportunidade de aprender música, seguindo os seus estudos no Agrupamento de Escolas de Padre Benjamim Salgado.

 

 

 

 

 

Escola Saudável - nível intermédio

Apresentação do AEPBS